24 de ago. de 2009

Acervo de 40 anos de história

Rodrigo Cunha // Desde o início do ano, a revista Veja disponibiliza todo seu acervo de 40 anos através de sistema online, em parceria com a Digital Pages. A empresa foi a responsável por estruturar o sistema e digitalizar as mais de 2 mil edições.

Cerca de 30 pessoas trabalharam na digitalização, desde o desgrampeamento das páginas, passando pela fotografia e tratamento de nove milhões de arquivos e montagem das revistas digitais.
O Bradesco patrocinou o projeto e inseriu espaços publicitários nas páginas 2 e 3 de cada edição, utilizando vídeos e animações.

A consulta ao acervo (desde 11 de setembro de 1968 até a penúltima edição) está disponibilizado gratuitamente através do endereço: www.veja.com.br/acervodigital.

21 de ago. de 2009

Revista impressa traz anúncio com áudio da Pepsi

Samuel Barros // A revista impressa norte-americana Entertainment Weekly trará uma surpresa nas páginas da edição de setembro. A PepsiCo resolveu extrapolar os limites da mídia impressa e fez um anúncio em vídeo com pessoas falando. Tal feito é possível, usando uma tela fina colada no interior da revista. As primeiras informações dão conta que o anúncio animado foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Pepsi e a rede de TV americana CBS. A tecnologia usada, inspirada nos antigos cartões musicais, foi desenvolvida pela empresa Amerchip.

(com informações do Valor Econômico e do Meio & Mensagem)

20 de ago. de 2009

Alunos da ECO-UFRJ produzem "A Batedeira"

Rodrigo Cunha // Com um visual retrô, circula na internet para visualização a revista "A Batedeira", produzida pelos alunos da Escola de Comunicação da Universdade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A publicação é dedicada a cultura digital.

O nome escolhido se originou especificamente do "bolo de contribuições e referências", que misturadas formataram o resultado final. O projeto gráfico é dos alunos Philippe Noguchi e Raul Taborda. Para conferir: http://www.abatedeira.com/.

Para que servem os blogs?

Samuel Barros // Um ótimo post do blog Intermezzo discute a utilidade dos blogs, a partir das discussões em volta do blog Fatos & Dados da Petrobrás:
Na esteira do buzz sobre o Fatos e Dados, da Petrobrás tive acesso a um interessante conjunto de opiniões e posições das mais diversas fontes – jornalistas, pesquisadores, profissionais de mercado, curiosos, entre outros. Disso tudo ficou muito claro que o calor das discussões acaba por deixar de lado a essência do tema: o uso do blog como uma ferramenta de mídia social.