Graciela Natansohn // Domingo pela manhã apresentamos o texto coletivo Revistas Online: cartografia de um território em transformação permanente, e conhecimos pessoas que estão fazendo coisas interessantes, tal como a Daniela Ramos (USP), que trouxe uma discussão sobre formatos multimídia informativos, especialmente as fotografias em sequência, com audio. Analisa o uso dos formatos em TV e como se transformam quando migram para as mídias digitais.
"Queremos assinalar que o formato na web é determinado pelo seu design informático, gerador do formato, que por sua vez, será determinante na definição do gênero jornalístico online. Neste caso, não é o gênero que determina o formato, mas o formato que determina o gênero, ao contrário do que acontece na televisão", diz a pesquisadora em Formatos Multimídia no Jornalismo Digital: As “Histórias Fotográficas.
Conhecimos Ildo Golfetto, que está tentando - como nós - mapear e sistematizar o campo das publicações em revista na internet. Ildo tenta conceitualizar, historizar e classificar recursos técnicos e ferramentas, graus de interatividade, graus de imersão em 15 páginas, no texto Edições Digitais de Periódicos: Gradações de Interatividade e Potencial Hipermidiático. Dá para muita discussão. Menos mal.