Produção

NATANSOHN, Graciela. SILVA, Tarcizio, BARROS, Samuel. "Un panorama de las revistas publicadas en internet,sus formatos y sistemas de distribución".  In: I Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0: “La Revolución del Periodismo Ciudadano”. Bilbao,  11 a 13 de noviembre de 2009.
Resumo:
Presentamos resultados de un estudio exploratório sobre las formas actuales de distribución de revistas en la web, así como discutimos sobre las nuevas configuraciones en el campo de la circulación de publicaciones digitales. Esbozamos um breve panorama histórico de estas publicaciones en red y mostramos algunas de sus particularidades, enfocando las publicaciones brasileras. Pretendemos mapear (asumiendo todos sus límites, pues el territorio es altamente cambiante) el actual estado del arte en publicaciones periódicas en la red, y sus principales tendencias.

NATANSOHN, Graciela; SILVA, Tarcizio; BARROS, Samuel. "Revistas Online: cartografia de um território em transformação permanente".Trabalho apresentado no GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas, DT 5 – Multimídia, do IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009.
Resumo:
O artigo explora as formas de distribuição de revistas na internet e discute sobre as novas configurações na esfera da circulação. Traça-se um panorama histórico dessas publicações em rede e assinalam-se algumas particularidades. Tecnologias para a disponibilização e leitura de revistas em rede estão em permanente renovação.  Elementos tais como os sistemas disponibilizadores carecem de uma exploração e sistematização que permita conhecer o estado atual da disponibilização de jornalismo de revistas na web e suas principais tendências. Nesse sentido, este artigo pretende mapear o território das revistas online, no que se refere a sistemas mais usuais de publicação na Internet.

NATANSOHN, Graciela; GUEDES, Cintia; BARROS, Samuel.  "Revistas online, redes sociais e leitura". Artigo enviado  ao VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. USP (Universidade de São Paulo), novembro de 2009.
Resumo:
O artigo visa refletir sobre os desafios de definir revista em tempos de web 2.0, e como estas publicações se inserem nas redes sociais. Analisar as transformações da leitura de revistas na web, de como o consumo e a recepção de mídias precisam se prover de novos conceitos para compreender as formas contemporâneas de ser e participar da cultura da convergência, (Jenkins, 2008), e as formas específicas que as revistas adquirem para se adequar estas novas configurações.

RIBEIRO, Carolina; PASSOS, Jéssica; LESSA, R.; NATANSOHN, L. Graciela. Uma visão sobre recursos multimídia na web: O caso da revista Boa Forma. In: Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Teresina, 2009.
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos usos das ferramentas multimídia – tais como vídeos, fotografias e podcasts - em webrevistas Considerando a multimidialidade uma das principais características no jornalismo feito para a web, caracteriza-se aqui a aplicação dos recursos citados no website da revista “Boa Forma”, publicação da Editora Abril. Este trabalho faz parte da pesquisa “Observatório de revistas online”, desenvolvido pelos bolsistas do grupo PETCOM – Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

ALVES, Paula J.; CAMARA, Alana; ARAUJO, Joao; NATANSOHN, L. Graciela. Jornalismo de Revista: Análise comparativa entre os formatos impresso e web nas revistas Boa Forma e TPM. In: Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009.
Resumo:
Este artigo visa caracterizar, comparativamente, alguns elementos das revistas jornalísticas nos meios impresso e digital, tomando como objetos as publicações Boa Forma e TPM. Para tanto, como procedimento metodológico, foi feita uma análise descritiva dos produtos, no que diz respeito, especificamente, à atualização, à estrutura editorial, ao design e ao conteúdo. A pesquisa tem como finalidade identificar os recursos do webjornalismo utilizados, sobretudo, em sites de revistas que têm versões impressas.

BARROS, Samuel A.R.; BRAGA, Cíntia Guedes; NATANSOHN, L. Graciela. Interatividade no Jornalismo Online: apontamentos conceituais para análise das versões online das revistas TPM e Boa Forma. In: Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009.
Resumo:
Este artigo pretende fazer uma discussão dos conceitos de interação e interatividade, com o objetivo de construir um método de análise das versões online de revistas impressas no que tange a interatividade, a partir do entendimento de que esta é uma das características do Jornalismo Online. O objetivo final é avaliar as versões online das revistas TPM, da Editora Trip, e Boa Forma, da Editora Abril.

ARAUJO, Joao Eduardo S.; LIMA, Marcelo Oliveira; NATANSOHN, L. Graciela. Hipercursos no Webjornalismo: A estrutura discursiva hipertextual nas revistas online TPM e Boa Forma. In: Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009.
Resumo:
O presente texto analisa os sistemas de navegação e hiperlinkagem nas webrevistas TPM e Boa Forma com o propósito de analisar e compreender as características do jornalismo praticado na web, especialmente o jornalismo de revista, focalizando nas publicações impressas que utilizam a Rede como meio. As apreciações mostram a forma como cada uma das webrevistas que compõem o corpus da análise lida com os recursos hipertextuais.

AYRES, Marcel; TELLES, Caio M. de Sá; NEPOMUCENO, Hortência; NATANSOHN, L. Graciela. Análise da arquitetura da informação nos sites TPM e Boa Forma. In: Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009.
Resumo:
O presente trabalho tem como escopo analisar a arquitetura da informação em sites webjornalísticos. Através da observação da macroestrutura dos websites Boa Forma, publicação da Editora Abril, e TPM, publicação da Editora Trip, o estudo da arquitetura da informação concentra-se nos aspectos de usabilidade, adequação visual e tecnologias utilizadas pelos produtos. Este trabalho faz parte da pesquisa Observatório de Revistas On-line, desenvolvido pelos bolsistas do grupo PETCOM – Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

NATANSOHN, L. Graciela; PARANHOS, Verena. A interatividade no jornalismo de revista: o caso da revista Muito, do grupo A Tarde. In: Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009.
Resumo:
Em meio a promessas em torno de uma nova etapa do jornalismo digital na Bahia, o jornal A Tarde lançou, em abril de 2008, o site da revista dominical Muito, distribuída gratuitamente como encarte do principal jornal da região. Além da versão em papel, a revista possui versão online. Proposta inovadora, seu lançamento se alicerçou nas promessas de colaboração e interatividade. Neste trabalho, após analisarmos a breve trajetória do produto, nos detemos nas características interativas e participativas da versão online, seus problemas e desafios, assim como nos impasses metodológicos para a abordagem analítica da interatividade em produtos jornalísticos da web.

SILVA, Tarcízio; ALVES, Paula J.; AYRES, Marcel; VILLA, Bruno; PASSOS, Jéssica; RIBEIRO, Carolina; NATANSOHN, L. Graciela. Revistas online: uma análise dos casos Bravo!, Época, Carta Capital e Piauí. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste- INTERCOM. São Luís, Maranhão. 2008.
Resumo:
Com  o  aumento  do  acesso  à  Internet  na  última  década  e  o  surgimento  de  novas tecnologias  de  comunicação,  o  jornalismo  precisou  adaptar-se  às  possibilidades oferecidas pela Internet na elaboração de seus produtos. A utilização de recursos como Multimidialidade,  Hipertextualidade,  Atualização  Contínua,  personalização, Interatividade e Memória permitem avaliar  o estágio em que  se encontra  o  jornalismo de revistas web no Brasil. Esses recursos serviram de base para a análise dos casos das versões  online  das  revistas Bravo!, Época, Carta Capital  e  Piauí. Concluímos  que  os recursos acima citados ainda são utilizados de forma incipiente e as potencialidades da Internet não  foram  completamente  exploradas, mantendo  as  versões para  a web  ainda pautadas no produto impresso.