8 de dez. de 2009

Congresso de Ciberjornalismo em 2010

Rodrigo Cunha // Nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2009, ocorrerá em Bilbao, na Espanha, no I Congresso Internacional de Ciberjornalismo e Web 2.0, com a temática "La revolución del periodismo ciudadano".

As tecnologias de informação e da comunicação (TICs) associadas a Internet estão produzindo mudanças sociais e o jornalismo não está de fora. O crescimento do papel da internet no mundo atual mostra sua capacidade transformadora no terreno da informação e da comunicação. A internet evolui de acordo com a utilização que damos aos cidadãos.
Uma das últimas novidades é o protagonismo do público no processo informativo. Este já não se limita a consumir as notícias elaboradas por profissionais; quer opinar e assumir um rol ativo na informação; é o "jornalismo cidadão", por meio do qual muitos meios digitais fomentam a participação cidadã através de espaços organizados em suas páginas na web.
Se exploram características, ferramentas, impacto e consequências para compreender, desde um ponto de vista crítico, a natureza e o alcance desta revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário